Belém receberá primeira exposição itinerante do Museu do Amanhã

Belém receberá primeira exposição itinerante do Museu do Amanhã

A exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura, faz sua quarta parada, dessa vez no Museu do Estado do Pará, a partir do dia 2 de outubro.

O evento será realizado pelo Museu do Amanhã e pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão que, pela primeira vez, organizará uma exposição foram das barreiras físicas da instituição e da cidade do Rio de Janeiro e iniciar uma itinerância pelo Brasil.

Tudo será em parceria com a produtora Automatica. A mostra vai apresentar a grandeza, a biodiversidade e o conhecimento milenar presentes no maior bioma tropical do mundo.

Também vai propor novas descobertas sobre a relação entre a floresta e o clima e evidenciar o caráter urgente de sua conservação. Em Belém, a artista Moara Tupinambá foi convidada a ocupar uma sala com uma proposta inédita.

As fotomontagens e um vídeo, presentes na obra “Maenry Tupinambá, eu existo!”, são fruto de uma colaboração da artista Moara Tupinambá com a Aldeia Tucumã Tupinambá e parentes da Aldeia Papagaio do Rio Tapajós.

Transmitem uma poderosa mensagem de ancestralidade, identidade, espiritualidade, memória coletiva e resistência. A Exposição Fruturos – Tempos Amazônicos itinerância terá abertura em 1º de outubro de 2024, às 18h.

A visitação será de 2 de outubro a 1º de dezembro de 2024 – de terça à domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita e classificação indicativa livre. Visitas agendadas com equipe educativa para grupos escolares e instituições. Endereço: Praça Dom Pedro II, s/n – Cidade Velha, Belém – PA.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *