Foto: José Cruz/Agência Brasil
Após o fim das convenções partidárias, Belém confirmou nove candidatos que concorrem ao Palácio Antônio Lemos. São eles: o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), Delegado Éder Mauro (PL), Igor Normando (MDB), Jefferson Lima (Podemos), Thiago Araújo (Republicanos), Delegado Eguchi (PRTB), Ítalo Abati (NOVO), Wellingta Macêdo (PSTU) e Raquel Bricío (UP).
As únicas duas mulheres na disputa, Wellingta Macêdo e Raquel Bricío, ainda representam um cenário que se repete nas eleições, em que os homens ainda são predominantes e as mulheres representam uma minoria, mesmo sendo a maioria do eleitorado brasileiro somando mais de 81,8 milhões de eleitoras, o que equivale a 52,47% do total, segundo estudo divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral para as Eleições Municipais de 2024. Já entre as mulheres candidatas, houve apenas 33% de candidaturas femininas e 15% foram eleitas, entre 2016 e 2022, segundo a pagina TSE Mulheres.
Outro ponto que está sendo observado nestas eleições é a liderança do Delegado Éder Mauro (PL), seguido colado pelo candidato Igor Normando (MDB) e o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) nas últimas pesquisas de intenção de voto.
Os candidatos poderão dar início a partir do dia 16 de agosto a propaganda eleitoral nas ruas, são exemplos: a utilização de faixas, bandeiras e o anúncio em alto-falantes, entre outros. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV vai ter início no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro.