Gastronomia da Amazônia ajuda a movimentar economia da região

Foto: Divulgação

Restaurantes, como o Engenho Dedé, em Belém, apostam em pratos com ingredientes tradicionais para atrair turistas de toda a parte do mundo.

A culinária da Amazônia é uma das mais ricas do país e ganha cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional. Belém, por exemplo, tem o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela UNESCO. A mistura de aromas e sabores faz os pratos da região Norte serem únicos. Na capital paraense, por exemplo, estabelecimentos já perceberam o aumento de turistas que visitam a cidade especialmente por conta da culinária.

O restaurante Engenho Dedé, que fica localizado no piso 1 do Boulevard Shopping, também tem os ingredientes do Norte como carro-chefe. De acordo com Sidnei Dutra, diretor comercial do local, o movimento de valorização da culinária amazônica é um trabalho longo desenvolvido por todos aqueles que trabalham com gastronomia na região e que, nos últimos anos, ganha cada vez mais força.

“A cozinha da Amazônia sempre foi uma potência. E recentemente não só o Brasil, mas o mundo inteiro começou a olhar com mais atenção para a região e com isso a gastronomia também ganhou mais espaço. O que vemos hoje em nossos restaurantes, não só em Belém, como em Manaus também, é esse fluxo do turismo gastronômico cada vez maior. A gastronomia ajuda a movimentar a economia”, destaca Sidnei.

Ainda de acordo com o diretor comercial do Engenho Dedé, um dos pratos mais pedidos por quem visita o local é o tambaqui defumado com arroz paraense, uma receita que junta ingredientes tradicionais como o peixe, tucupi e o jambu.

“Quem visita a Amazônia sempre vem com vontade de experimentar os nossos peixes. O tambaqui é muito pedido. E nessa receita fazemos a junção com um dos principais pratos locais que é o arroz paraense. É uma mistura de sabores que conquista a todos que provam”, pontua Sidnei.

A seguir, a receita completa do tambaqui defumado com arroz paraense.

Ingredientes

1 banda de tambaqui defumado
100g de camarão seco e descascado
100g de jambu
200 ml de tucupi
100g de arroz
30g de pimentão amarelo
30g de pimentão vermelho
30g de cebola brunoise
50g de farinha (acompanhamento)
30g de Cheiro verde
Azeite
Limão
Alho
Sal

Modo de preparo

– Asse o tambaqui defumado de 25 a 30 minutos no forno;

– Pegue 30 ml de azeite extra virgem, 25g de pasta de alho, 100g de camarão seco descascado, e refogue bem;

– Em seguida acrescenta 100g de jambu, 200 ml de tucupi e coloque o arroz branco já pré-pronto e misture até ficar uma coloração amarelada;

– Finalize o arroz paraense com 30g de pimentão vermelho, 30g de pimentão amarelo, 30g de cebola brunoise e 30g de cheiro verde. Sal a gosto;

– Sirva no prato junto com o tambaqui, limão e a farinha à parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *