Metade dos incêndios florestais na Amazônia aconteceram no Pará

Metade dos incêndios florestais na Amazônia aconteceram no Pará

Em Baku, no Azerbaijão, durante a Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-29, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Monitor do Fogo, do Mapbiomas, informou que o Pará foi responsável por 42% dos incêndios florestais na Amazônia entre janeiro e outubro deste ano.

Foram cerca de 2,8 milhões de hectares queimados. O fogo destruiu cerca de dez vezes mais que o desmatamento em toda a região amazônica. A nível nacional no mês de outubro, a cada dez focos de queimada sete foram na Amazônia.

No total, foram 6,7 milhões de hectares destruídos. Ou seja, 73% do fogo no país em outubro foi na região. Pelo desmatamento, foram 650 mil hectares nos dez meses do ano.

Esses são dados do Sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já o Mapbiomas aponta que 64% de tudo que foi queimado ocorreu em áreas de vegetação nativa.

As florestas representaram 45% do que foi destruído pelo fogo. De acordo com o estudo, no mesmo período de 2023, os incêndios devastaram 717 mil hectares, ou seja, houve um aumento de 7,5 vezes em apenas um ano.

Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *