Obras de hidrovia no Pará serão feitas por meio de Parceria Público Privada

Obras de hidrovia no Pará serão feitas por meio de Parceria Público Privada

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) firmaram um contrato para estruturar o projeto de Parceria Público Privada para investimento e gestão de uma hidrovia no Rio Tocantins, um dos mais ansiados anseios dos habitantes do Sul e Sudeste do Pará.

O encontro teve a presença do vice-presidente de Planejamento e Relações Institucionais do Banco, Nelson Barbosa, e do diretor-presidente da Antaq, Eduardo Nery Machado Filho.  A hidrovia Araguaia-Tocantins é um dos seis “trechos hidroviários estratégicos” estabelecidos no Plano Geral de Outorgas (PGO) da ANTAQ.

Eles são priorizados pela política pública federal, considerando fatores como o volume de transporte atual e a capacidade de expansão. A finalidade do projeto é viabilizar investimentos para expansão da capacidade, dragagens de manutenção, sinalização, monitoramento e melhoria da segurança na navegação, convertendo os rios que atualmente são navegáveis em hidrovias de fato.

O principal projeto na hidrovia é a demolição do Pedral do Lourenço, que se estende ao longo de alguns quilômetros do rio, partindo do município de Itupiranga. Conforme anunciado anteriormente, o início das obras está previsto para este semestre e deve durar três anos.

Foto: DNIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *