Durante a quinta fase da operação “Mute”, nenhum celular ou material delituoso foi encontrado nas três unidades penais do Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará.
A operação ocorreu em todos os presídios e penitenciárias do país, de forma simultânea. A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A Senappen selecionou que os locais alvos da operação no Pará fossem a Unidade Penitenciária de Segurança Máxima I (UPMAX I), a Unidade de Custódia e Reinserção III (UCR III) e a Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V).
O objetivo de todo o trabalho foi identificar e retirar celulares localizados em presídios e penitenciárias brasileiras como forma de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência nacionalmente.
A operação mobilizou 3.463 policiais penais, que inspecionaram mais de 3 mil celas, onde estão abrigadas mais de 300 mil pessoas privadas de liberdade, e contabilizou a apreensão de 4.757 celulares.
Foto: Alex Ribeiro / Ag.Pará