Pesquisadores descobrem no interior de São Paulo espécie inédita de crocodilo que viveu há 85 milhões de anos

Pesquisadores descobrem no interior de São Paulo espécie inédita de crocodilo que viveu há 85 milhões de anos

Estudo publicado no dia 14 de junho deste ano em uma revista científica internacional mostrou que uma espécie inédita de crocodilo, que viveu há 85 milhões de anos, foi descoberta por pesquisadores em Catanduva, interior de São Paulo.

O pesquisador e paleontólogo Fabiano Vidoi Iori disse que encontrou as partes do fóssil junto com Edvaldo Fabiano dos Santos e Laércio Fernando Doro.

Tudo foi durante as obras de duplicação da Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351), em 2011, em uma rocha removida para construção de uma ponta em um dos trechos de acesso à cidade.

Embora descoberto naquele ano, a percepção de que o fóssil de Catanduva poderia ser uma possível espécie inédita só ocorreu em 2018, durante os estudos de Willian Dias, que era orientando de Fabiano no doutorado.

Isso porque, ele trabalhava com tomografias de três crânios de Caipirasuchus, durante a pesquisa, quando notou algo diferente. Inicialmente, os pesquisadores acreditavam que o fóssil encontrado se tratava de um crocodilo de uma espécie já conhecida.

Contudo, as tomografias mostraram que o novo fóssil apresentava uma inusitada comunicação entre as vias áreas superiores e uma câmara no osso pterigoide.

Foto:  Guilherme Gehr/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *