De acordo com pesquisadores, abaixo da Amazônia existe uma quantidade gigantesca de água doce. Chamado pelos cientistas de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga), trata-se de um verdadeiro oceano subterrâneo, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos.
O tamanho desse sistema só foi percebido pelos pesquisadores em meados de 2013, embora já seja conhecido há bastante tempo. O professor de Geologia da Universidade do Pará Francisco Abreu é um dos cientistas que estudam essa reserva de água.
À Agência Brasil ele explicou que atualmente o Saga é considerado o maior aquífero do planeta, 4 vezes maior do que o Aquífero Guaran, também no Brasil, e que até então ocupava o posto de maior do mundo.Os pesquisadores afirmam que a reserva, sozinha, seria capaz de abastecer o planeta inteiro durante 250 anos.
São mais de 150 quatrilhões de litros de água doce. Com uma área total de um milhão e duzentos mil quilômetros quadrados, o aquífero possui 75% de sua extensão em território brasileiro.
O professor Abreu destaca que a água do Saga já é utilizada por populações da região amazônica. Santarém já faz isso em grande parte, Alter do Chão, Manaus. Várias cidades da Amazônia já utilizam desse recurso para o abastecimento público.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil