O uso da medicação Ozempic tem uma coleção de efeitos colaterais estranhos, e acaba de ganhar mais um. Usuários do remédio na Inglaterra dizem ter se tornado mais impulsivos depois de começar a aplicá-lo.
Em alguns casos, eles culpam o Ozempic pelo “desejo intenso” de participar de aventuras sexuais ou de praticar jogos de azar. O comportamento imprudente supostamente motivado pelo medicamento foi associado até à vontade de pedir divórcio.
Tais casos foram registrados num artigo publicado em 22 de maio no Quarterly Journal of Medicine e escrito pelo professor de medicina molecular Raymond Playford, da Universidade de West London, na Inglaterra.
O professor sugere que o uso de remédios como o Ozempic (que replicam a ação do hormônio GLP-1 no organismo) pode resultar em alterações cognitivas na tomada de decisões dos usuários. A pesquisa foi feita apenas observacional, ou seja, a partir do relato dos participantes aos médicos.
Porém, a explicação encontrada por Playford é que o remédio pode levar a um aumento de dopamina no cérebro, o hormônio da felicidade. “As alterações metabólicas resultantes do déficit calórico e da rápida perda de peso combinadas com os efeitos diretos da droga na função cerebral podem estar gerando impactos na tomada de decisões e aumento do risco de distúrbios do controle dos impulsos”, sugere o texto.
Foto: reprodução