Projeto Gastronomia do Amanhã abre vagas para curso gratuito de culinária e cozinha em diversos municípios Paraenses

Foto: Divulgação

A iniciativa já contribuiu com a capacitação de cerca de quatro mil pessoas

Capacitar pessoas em vulnerabilidade social, possibilitando um aumento de renda e melhor qualidade de vida. Esse é o objetivo do Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), que abrirá doze turmas em vários municípios paraenses até o mês de abril. Serão 30 vagas por turma, totalizando 360 alunos até o final do curso.

Os municípios contemplados são Ananindeua, Salinópolis, Paragominas, Altamira, Marituba, Uruará, Marabá, Santarém, Itaituba, Breves, Parauapebas e Canaã dos Carajás. A primeira turma iniciou nesta segunda-feira, 22 de janeiro, em Ananindeua. As inscrições podem ser feitas online e no local do curso, divulgados previamente nas redes sociais do projeto (@gastronomiadoamanha).

Baseada nos princípios da cultura alimentar amazônica, o projeto realizará oficinas teórico-práticas, durante uma semana, sobre cultura alimentar em doze municípios paraenses. No último dia, os alunos se apresentam em uma feira gastronômica aberta ao público, que também terá venda de comidas, programações culturais, música e dança regionais, potencializando a economia criativa e a cultura alimentar da região, bem como seu patrimônio imaterial.

Aluna do curso em 2021, Shirley Macedo conta que o aprendizado acrescentou em seus conhecimentos de cozinha, os quais aplicou em seu negócio de pães e bolos.
“Após participar do curso, pude ampliar meus conhecimentos culinários, aprendendo a preparar pratos que antes não fazia e aplicá-los na minha loja. Aprendi a fazer recheios que normalmente não cogito em usar devido ao preço. Mas no Gastronomia aprendi a adaptar a receita com ingredientes mais em conta, sem perder o seu sabor original”, explica Shirley, que é moradora do município de Marituba, no Pará.

A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, fala sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem para enxergarem na gastronomia uma fonte de renda. “Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término das aulas, já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, conclui.

O Gastronomia do Amanhã tem o patrocínio da Equatorial Pará, Itaú e Instituto GPA via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Serviço
Gastronomia do Amanhã – Curso gratuito para pessoas em vulnerabilidade social
Onde: Paróquia Santo Antônio de Pádua – Rod. Mário Covas, S/N – Coqueiro, Ananindeua – PA.
Quando: de 22 de janeiro a 12 de abril de 2024
Inscrições gratuitas. Mais informações no perfil do projeto nas redes sociais (@gastronomiadoamanha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *