Projeto Uma Noite do Museu ocorre nesta sexta-feira, dia 7, em Belém

Foto: Raoni Figueiredo / Ag Pará

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza nesta sexta-feira, 7, mais uma edição do projeto Um Noite no Museu. O circuito gratuito ocorre das 18h às 22h e conta com os Museus de Arte Sacra (MAS), do Círio, do Forte, do Estado (MEP) e da Imagem e do Som (MIS), além da Casa das Onze Janelas, do Palacete Faciola, do Cemitério Soledade e do Centro de Memória da Polícia Militar, como convidado. 

Nesta edição, continuam em exposição as obras do 13º Prêmio Diário de Fotografia nas instalações da Casa das Onze Janelas e da Galeria Fidanza (MAS). Sob a curadoria de Lívia Aquino, o projeto engloba trabalhos de artistas selecionados em um edital que atraiu mais de 300 participantes. Este ano, o tema explorado é “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”.

Também no MAS, é possível visitar o acervo permanente de arte barroca, que inclui peças dos séculos XVIII e XIX, retratando a história da Companhia de Jesus na Amazônia. Na Igreja de Santo Alexandre, será realizada a apresentação do concerto musical “Duo Hominis”, em colaboração com a Fundação Carlos Gomes (FCG), agendada para às 19h.

No MEP, a reserva técnica de arqueológia estará aberta para visitação, além da mostra “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”, que apresenta peças de 40 grupos indígenas da Amazônia. O espaço também recebe uma feira de artesanato indígena. No Forte, está em cartaz a instalação “Reflorestar o imaginário”, de Hal Wildson. No Cemitério da Soledade, haverá uma visita guiada com a professora Ida Hamoy e no Palacete Faciola visita ao memorial.

“Esse é um projeto já consolidado e muito bem acolhido pela nossa população, que nos reforça a importância da fruição e da cultura. Como acontece em todas as edições, nossos espaços vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Estado (SIMM/Secult) estarão de portas abertas em horário estendido, e esperamos todas e todos”, convida Bruno Chagas, secretário de Estado de Cultura.

Cineclube – Além da exposição “Eternamente Eneida”, o Museu da Imagem e do Som contará com exibição do documentário “Tó Teixeira: Violão Mestre”, no projeto Cineclube MIS. O roteiro e a direção da obra são de Felipe Cortez e a consultoria do músico e pesquisador Salomão Habib. A exibição ocorre no auditório Eneida de Moraes, às 19h. 

Preamar – Haverá ainda o Preamar da Criatividade, que reúne empreendedores locais ligados à Economia Criativa. Nesta edição, doze empreendedores irão comercializar seus itens. A feira ocorre das 17h às 21h, com show do grupo Sabor Marajoara às 19h, na Praça da Fonte, anexa a Casa das 11 Janelas. No local, serão comercializados produtos artesanais oriundos da cerâmica, com a temática “manualidade ancestral”. 

Serviço:

Uma Noite no Museu

Data: 07/06/2024 – Sexta-feira
Horário: 18h às 22h

Circuito: Museu do Forte, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – Complexo Feliz Lusitânia – Praça Frei Caetano Brandão, bairro da Cidade Velha.
Centro Cultural Palacete Faciola/Museu da Imagem e do Som – Av. Nazaré, 138/194.
Cemitério Parque da Soledade – Av. Serzedelo Corrêa, 514.
Centro de Memória da Polícia Militar – Rua Gaspar Viana, nº746 – Reduto, Belém – PA, 66053-090

Preamar da Criatividade – das 17h às 21h, com show do grupo Sabor Marajoara às 19h. Entrada Gratuita.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *