Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo realiza primeira cirurgia ortopédica

Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo realiza primeira cirurgia ortopédica

Foto: Joelza Silva/Divulgação

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém, realizou na manhã de quinta-feira (15) a primeira cirurgia do Serviço de Ortopedia. O procedimento, drenagem de hematoma causado por trauma, foi feito em Maria Alice Andrade, 5 anos, moradora do bairro do Aurá, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).

De acordo com o ortopedista Marco Antônio Damasceno, o Serviço de Ortopedia no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo é fundamental para a população da Região Metropolitana. “No momento em que temos um Pronto-Socorro em um ponto estratégico nesta região,  desafogamos outras unidades da rede estadual de saúde, para que elas possam fazer o serviço de média e alta complexidade, para o qual elas foram construídas, e nós possamos absorver demandas que estão dentro do perfil de atendimento”, informou o médico.

Sônia Lobo de Andrade, avó de Maria Alice, está confiante na recuperação total e breve alta da neta. “Sei que minha neta sairá dessa situação logo, para comemorarmos o seu aniversário de 6 anos, que será este mês. Estamos sendo muito bem atendidas. Todos são atenciosos, por isso eu confio no trabalho da equipe”, afirmou a acompanhante.

Conforme Marco Aurélio Damasceno, o trauma na coxa esquerda de Maria Alice teve um sangramento que precisou ser drenado com a cirurgia. “Com a administração de antibiótico após o início da febre, a criança apresentou um pouco de melhora no quadro clínico, mas esse hematoma, que estava infeccionando, precisava ser drenado e limpo para evitar maiores complicações, e a criança ter a saúde recuperada”, informou o especialista. 

Rapidez e qualidade – Ele destacou ainda que, com o Serviço de Ortopedia do Pronto-Socorro do Estado, as demandas ortopédicas de baixa complexidade dos bairros do entorno, e até mesmo dos distritos, serão atendidas no hospital, diminuindo o fluxo nas unidades de saúde que são referência para casos mais complexos. 

“Iremos desafogar as outras unidades. O ganho será para toda a população da região, que vai contar com um atendimento mais rápido, e para as unidades que fazem a alta complexidade”, assegurou o médico. 

Para o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, o Serviço de Ortopedia refletirá na qualidade da assistência à saúde da população da Região Metropolitana de Belém. “Com o início das atividades do Serviço de Ortopedia, o Pronto-Socorro dá mais um passo para ampliar o perfil dos atendimentos, com maior qualidade, agilidade e maior presteza para a população que necessita de atendimento ortopédico”, disse o gestor.

Texto: Joelza Silva – Ascom/PSRM

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *