Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, esteve na tarde desta quinta-feira (20), na obra de macrodrenagem do canal da Timbó, em Belém. Essa é uma das obras que vem sendo executadas pelo Governo do Pará e que faz parte das ações estruturantes da capital paraense para a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025.
Presidente do comitê estadual para a COP 30, a vice-governadora Hana acompanhou o avanço das intervenções no canal da Timbó, destacando a importância da obra para a infraestrutura e saneamento básico da população. Junto com outros canais, a melhoria vai beneficiar diretamente a população dos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.
“Hoje, visitamos o canal da Timbó, que faz parte da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, mais uma importante obra do Governo do Pará em Belém. Só aqui nesta área são 1,2 quilômetros de reconstrução, que também envolvem os canais da Vileta, União e Leal Martins. Essa obra faz parte do pacote de investimentos para a COP 30, garantindo bem-estar também à população que mora às margens de canais. São serviços que facilitam o dia a dia das pessoas, acabam com os alagamentos, trazem a coleta de lixo, a ambulância e o transporte para mais perto da população”, disse Hana Ghassan.
O canal da Timbó é um dos 12 canais secundários que compõem a Bacia do Tucunduba. A obra, que também envolve os canais da Vileta, União e Leal Martins, contempla rede de abastecimento de água; rede de esgotamento sanitário; rede de drenagem pluvial; construção de pontes, passarelas e quadra poliesportiva; urbanização viária com praça, playground e academia ao ar-livre e aterramento de quintais.
“É uma obra que todo mundo esperava, vem para a nossa melhoria. Essa rua já passou por várias modificações. Já existiu o canal de madeira, o canal de concreto. Agora, veio essa reformulação, e pelo que a gente está vendo dos outros canais que estão sendo feitos, como o da Mundurucus, nesse mesmo padrão, vai ficar maravilhoso. Vai valorizar as nossas casas, a melhoria vai chegar nessa rua. Um novo asfalto, uma nova urbanização. A evolução chegou”, comemorou Valdir Corrêa, morador do local há 45 anos.
Desde 2019, através da SEOP, o governo do Estado vem investindo no maior programa de macrodrenagem de canais em Belém. São obras essenciais para prevenir inundações e alagamentos, permitindo uma qualidade de vida antes inacessível à população residente às margens dos canais, que há décadas via suas casas invadidas pelas águas, principalmente no período de chuvas intensas.
O Estado já finalizou a macrodrenagem da Mundurucus e de quatro trechos do Tucunduba, e está realizando obras nos canais União, Timbó, Caraparu, José Leal Martins, Lago Verde, Sapucajuba, Cipriano Santos, Gentil Bittencourt e Vileta. As intervenções atingem mais de 10 quilômetros de novas áreas urbanizadas, beneficiando cerca de 300 mil pessoas de Belém.
“O Governo do Pará está refazendo algumas obras nos canais, construindo outras novas dentro desse desafiador projeto que é a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba. Dessa forma, estamos dando dignidade para as pessoas, honrando o compromisso que o nosso governador, Helder Barbalho, e a nossa vice-governadora, Hana Ghassan, fizeram com o povo de Belém”, enfatizou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.