17ª Agência Transfusional do Hemopa é entregue no novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro, em Belém

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, entregou mais uma Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), desta vez, no novo Pronto-Socorro de Belém, Dr. Roberto Macedo, na Avenida Augusto Montenegro. O ato de entrega aconteceu na manhã deste sábado, 18, e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.

A nova agência, a 17ª inaugurada pela atual gestão, irá fazer a cobertura de Belém, Ananindeua e demais áreas da Região Metropolitana.

Na ocasião, Helder Barbalho ressaltou que os serviços do novo pronto-socorro irão promover mais acesso à saúde de qualidade na capital e municípios do entorno. “A saúde pública do Estado ganha um equipamento absolutamente importante para cuidar da vida das pessoas com atendimento ‘porta aberta’ e fazendo com que haja a descentralização do atendimento na Região Metropolitana. Este equipamento dialoga com as ilhas e distritos de Icoaraci e Outeiro, e com municípios como Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara”, destacou o governador.

Com essa nova unidade do Hemopa para o serviço de transfusão de sangue, a população passa a ter acesso rápido e seguro aos tratamentos hemoterápicos, conforme avalia o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, que esteve presente na entrega. 

“A ampliação da rede Transfusional no estado é um projeto prioritário para levar sangue seguro e de qualidade aos municípios paraenses, visando garantir o atendimento a todos que precisam fazer seus tratamentos com a transfusão sanguínea”, disse o presidente do órgão gestor da política do sangue no Estado.

A nova unidade transfusional tem equipamentos de ponta para o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue, incluindo câmaras de conservação de sangue, capela de fluxo laminar, freezer para plasma, centrífuga de bancada, banhos-maria, seladora de tubos e aglutinoscópio.

Pronto Socorro – Com 28.595,00 metros quadrados (m²) e três andares (térreo, pavimento superior e subsolo para estacionamento) o Novo Pronto-Socorro de Belém atuará com regime de “portas abertas” e funcionamento nas 24 horas, é equipado com salas de cirurgia e espaços para atendimentos de média e alta complexidade. Com o suporte de 115 leitos, o posto oferecerá Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) infantil e adulto, além de serviços de indução/Recuperação pós-anestésica (RPA), isolamento, boxes de pronto atendimento e quartos de urgência e emergência. Além disso, há disponibilidade para cerca de 638 lugares de estacionamento, dentre os quais incluem vagas para idosos, Pessoa com Deficiência (PcD) e motocicletas.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *