Estado entrega novo espaço de apresentações culturais em São Caetano de Odivelas

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Na noite deste sábado (1º), na abertura da 3ª edição do “Arraiá na Praça”, em São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, o Governo do Pará entregou para a população e fazedores de cultura o Anfiteatro da Praça “Juiz Claudio Henrique Rendeiro”, na orla do município. O novo espaço vai receber apresentações de bois-de-máscaras, quadrilhas, grupos culturais, gastronomia e shows musicais durante todo o mês de junho.

A entrega do aparelho público ajudará a impulsionar a economia local com empregos, alimentação, varejo e, em alta temporada, beneficiará a hotelaria com a hospedagem de turistas. O governador Helder Barbalho, acompanhado da vice-governadora, Hana Ghassan, e de outras autoridades, visitou o anfiteatro e falou sobre os investimentos que incentivam a cultura.

“Queria festejar esse espaço. Aqui já foi dito como era esse anfiteatro e como está hoje. Parabéns à prefeitura pelo projeto. Queria destacar o nome escolhido para esse anfiteatro, o nome do Dr. Claudio Henrique Rendeiro, o nosso “Epaminondas Gustavo”, um filho de São Caetano de Odivelas, uma figura adorada por todos nós paraenses. Um juiz de extrema excelência, mas que, através do talento do humor acabou entrando na casa de todos nós, alegrando a vida de todos nós com o sotaque paraense e a cultura do Pará. Que a memória do Epaminondas Gustavo permaneça viva neste espaço. Estou feliz de estar aqui, hoje, e quero reafirmar o compromisso de ajudar o município de São Caetano. Ajuda para que essa cidade seja cada vez melhor e potencialize as suas vocações do turismo”, disse o chefe do Executivo estadual.

Executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), a obra contemplou escadaria – que vai ser utilizada como arquibancada -, rampa de acesso e espaço central de espetáculo. O anfiteatro possui rampa e piso tátil de acessibilidade e lixeiras, e toda a infraestrutura é de concreto armado, o que garante mais durabilidade.  

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Hana Ghassan, vice-governadora do Pará, parabenizou São Caetano de Odivelas pelo novo espaço e ressaltou a relação do município com o governo Estadual para investimento em vários setores que beneficiam a população.

“Quero parabenizar vocês por essa cultura. Esse espaço que está sendo entregue hoje representa a cultura de vocês. Um espaço tão lindo, vocês têm que se orgulhar, é um motivo de orgulho para todos nós paraenses. Vivemos um momento de união no Pará, onde várias formas se unem para construir um novo Estado. Temos muitos desafios pela frente, mas é importante que saibam que tem um governo que trabalha 24 horas para a vida da população paraense”, destacou Hana.

Com capacidade para mais de 500 pessoas, a construção do anfiteatro contemplou, também, a urbanização da praça, tornando-a mais atrativa para a população, atendendo à demanda de espaços para práticas de lazer e apresentações com o intuito de atrair público para o desenvolvimento de atividades ao ar livre.

O novo local conta com quiosques para a venda de produtos e comidas regionais. Há mais de 15 anos morando no município, o artesão José Rocha da Silva contou como era a área antes da intervenção do governo do Estado. “Isso aqui não tinha nada, era tudo cheio de pedra. Agora não, está bonito. Esse espaço, agora, é para realizar eventos”, disse.

Turismo – O anfiteatro será um espaço para a divulgação da cultura local, que envolve dança, bois-de-máscara e outras simbologias que formam a identidade do município. No espaço, as apresentações dos grupos folclóricos devem encantar os turistas que visitam a cidade.

Quem já aprovou o anfiteatro foi Antonia do Socorro, de 48 anos. A moradora já tem planos de como utilizará tudo que é oferecido no local. Ela lembrou da importância da conservação do equipamento público.

“Aqui era um espaço bem feinho. Para a gente que nasceu aqui, ver uma praça que era abandonada, agora nova, me dá orgulho, fico muito feliz, vou usar bastante o teatro. A gente vai saber usar com carinho e ter cuidado. A única coisa que peço, sinceramente, é que todo mundo cuide um pouco da nossa cidade”, destacou.

Programação – Com a entrega do anfiteatro pelo governo do Estado, a 3ª edição do “Arraiá na Praça”, que acontece de 1º a 30 de junho, vai acontecer no novo espaço, com a apresentação de bois-de-máscaras, quadrilhas, grupos folclóricos, shows de artistas locais e regionais, danças, feira de artesanato e um espaço gastronômico com o melhor da culinária local.

“Esse momento para nós, governador Helder, é importantíssimo. Isso aqui era muito feio, a praça não existia, era um abandono total. E hoje, aproveitamos isso tudo para mostrar uma das coisas que São Caetano de Odivelas tem de muito importante, que é a nossa cultura. Temos a esperança que, brevemente, São Caetano de Odivelas esteja na rota do turismo. É a nossa cultura alegrando quem vem de dentro e de fora para conhecer esse nosso Pará”, comemorou a prefeita de São Caetano de Odivelas, Felipa Rodrigues.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Texto: Lucas Freitas (Ascom SEOP)

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *