Novo Terminal Hidroviário no Acará garante mais segurança e conforto à população

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

A dona de casa Adaiane Silva leva com frequência seu filho Wellington, 13 anos, para passear no novo Terminal Hidroviário ‘José Adelson da Silva Lima’, no município do Acará, nordeste paraense, e celebra, desde a entrega do novo equipamento público, as melhores condições para embarque e desembarque de pessoas com deficiência. 

“Meu filho tem paralisia cerebral e para conseguir atravessar antes por aqui, que era só um trapiche meio improvisado, era muito difícil. Eu precisava carregar ele e pedir ajuda pra alguém carregar a cadeira de rodas que é muito pesada, era perigoso. Hoje, está muito melhor, com estrutura, segurança, conforto. A gente tem vindo por aqui até para dar um passeio, ele adora”, conta. 

Há um pouco mais de um mês, o novo Terminal Hidroviário do Acará foi entregue pelo governo do Estado para beneficiar mais de 60 mil moradores do município. Com um investimento de mais de R$ 4 milhões, o novo espaço contempla área exclusiva para transporte de cargas, guichês para vendas de passagens, lanchonete, banheiros e salas para órgãos oficiais. 

O terminal também conta com Conjunto Naval, composto por uma plataforma em concreto, rampa metálica de 22 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento, ambos cobertos, garantindo a segurança em todo trajeto de embarque e desembarque de passageiros.

“O Terminal do Acará está facilitando o transporte de pessoas e cargas, promovendo a integração regional, através de um meio de transporte mais barato e eficiente, além de incentivar o turismo na região e ser uma opção de locomoção mais sustentável. Representa uma importante melhoria na infraestrutura regional. 

O governado Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Gasshan tem reforçado o compromisso do Estado com a segurança e mobilidade da população”, ressalta Josenir Nascimento, presidente da CPH.

MELHORIAS – Estudantes que moram em comunidades próximas ao município, diariamente, utilizam o novo terminal para o deslocamento até as escolas. De segunda a sexta-feira, a dona de casa Darlete Chaves se desloca do Igarapé Jupuuba até o Acará para acompanhar seu filho para estudar. 

“A travessia da nossa comunidade até o Acará dura, em média, 1h, mas vale a pena para incentivar que as nossas crianças estudem. Tenho um filho especial, então sempre acompanho ele para que tenha essa oportunidade de adquirir conhecimento. O novo terminal melhorou bastante nosso embarque e desembarque, porque antes não tinha cobertura, ficávamos, muitas vezes, embaixo de chuva esperando a embarcação. Agora temos conforto e sentimos o cuidado com a gente”, diz Darlete. 

COMÉRCIO – Responsável pela lanchonete do terminal, a empreendedora Nicely Abreu celebra a nova estrutura que ganhou para trabalhar, o que já começou a refletir no aumento de 100% da renda gerada pelo seu negócio. “Passei mais de dois anos trabalhando no meio da praça, com o meu carrinho de mão, embaixo de chuva e sol, onde vendia tapioca, pão e cuscuz. Eu sonhava em conquistar um estabelecimento lindo como esse e Deus ouviu minhas preces. O governo realizou meu sonho e fico muito emocionada de conseguir sair daquela peleja que eu vivia e hoje estar em um local admirado por todos, que chama mais turistas e movimenta a nossa economia. Eu tenho um espaço para me receber cliente, um espaço que é só alegria”, comemora.  

MALHA HIDROVIÁRIA – Desde 2019, o Governo do Estado já entregou 27 terminais totalmente reconstruídos e mais oito estão em obras. O objetivo é melhorar a mobilidade e garantir acessibilidade e qualidade de vida a quase 5 milhões de pessoas que dependem do transporte aquaviário nos 144 municípios paraenses – número equivalente a 70% da população, que ultrapassa 8 milhões de habitantes segundo o Censo 2022.

SERVIÇO – O Terminal Hidroviário do Acará é localizado na Rua Presidente Figueiredo S/N – Bairro Centro, Acará.

Por Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *