Professor Elliot Phebve é a primeira pessoa vacinada no mundo contra o câncer de intestino

A primeira pessoa a tomar uma vacina contra o câncer de intestino é o professor universitário inglês Elliot Phebve, de 55 anos. A aplicação ocorreu na sexta-feira, 31, como parte de um ensaio médico que vai testar a eficácia deste tratamento.

O objetivo é evitar o retorno dos tumores (recidiva) em pacientes que tiveram de lidar com quadros graves da doença. Elliot foi diagnosticado em 2023 com um tumor de cólon extremamente agressivo.

Embora não tenha tido sintomas do câncer de intestino, o quadro foi identificado em um exame de rotina e levou à necessidade de retirar 30 centímetros do intestino grosso dele em uma cirurgia de emergência.

O professor fez quimioterapia até desaparecerem os sinais da doença e, em seguida, se voluntariou para participar do ensaio clínico da eficácia do imunizante. A expectativa no NHS, sistema de saúde pública inglês, é que mais de mil pessoas sejam encaminhadas por seus médicos para participar dos testes da vacina. 

Assim como na vacina recentemente testada contra o câncer de pele, o imunizante contra tumores no intestino usa uma tecnologia de mRNA, como as vacinas da Pfizer contra a Covid.

Foto: Reprodução/QEHB/NHS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *