UNAMA comemora 50 anos com entrega de honrarias no Theatro da Paz

Foto: Divulgação

O governador Helder Barbalho, egresso do curso de Administração da UNAMA, receberá o título de Dr. Honoris Causa

A UNAMA – Universidade da Amazônia realizará, no dia 10 de junho, um evento em comemoração aos 50 anos da instituição. A programação será celebrada no Theatro da Paz, em Belém, e entregará dez honrarias a personalidades que agregaram valor à Universidade e ao Estado do Pará. Um deles é o governador Helder Barbalho, egresso do curso de Administração da UNAMA, que receberá o título de Dr. Honoris Causa. O evento inicia às 19h.

O encontro que marca as cinco décadas da Instituição de Ensino Superior (IES) terá como convidado especial um dos fundadores da Universidade e professor emérito da UNAMA, Dr. Antônio de Carvalho Vaz Pereira. A celebração contará, ainda, com a presença do chanceler da UNAMA, Dr. Janguiê Diniz, que fará a entrega das homenagens, junto com toda a comunidade acadêmica e autoridades convidadas. “É uma alegria imensa ver uma instituição como a UNAMA completar cinco décadas de atividades. São 50 anos perpetuando conhecimento e transformando vidas, histórias e destinos. A instituição é, sem dúvida, parte importante da formação do próprio estado do Pará, a partir dos milhares de egressos que se tornaram profissionais e contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da região”, declara Diniz.

Além da outorga do título de Dr. Honoris Causa, a IES entregará a Comenda UNAMA a personalidades, gestores e profissionais que fizeram parte do legado da Universidade cinquentenária, seja como acadêmico, parceiro ou apoiador do conhecimento na Amazônia. Entre eles estão: o secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Pará, Jarbas Vasconcelos; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), o desembargador Dr. Marcus Augusto Losada; o procurador-geral do Ministério Público do Estado do Pará, Dr. César Matar; o desembargador Dr. Milton Nobre; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Dr. Leonan Cruz; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA, Dep. Chicão; o presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Dr. José Fernando Gomes Jr; o Ministro das Cidades, Jader Filho – egresso da UNAMA, e a presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Dra. Elizabeth Grunvald.

“Ao longo desses anos, formamos milhares de profissionais qualificados, que atuam em diversos setores e contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural da Amazônia. Buscamos promover a pesquisa científica, a inovação tecnológica e a extensão universitária, sempre com o objetivo de gerar conhecimento e soluções para os desafios da nossa região. Mas nosso compromisso vai além da área acadêmica, formamos cidadãos conscientes dos seus papeis na sociedade”, destaca Jânyo Diniz, presidente do Ser Educacional.

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, fala da emoção em comemorar esse jubileu de ouro da Universidade. “É um orgulho muito grande compartilhar esses 50 anos. Não somos nós que estávamos na época da fundação, mas somos os que estão comemorando essas cinco décadas. O que a gente planejar agora é possível que, daqui para as próximas décadas, alguém lembrará da gente, no que estamos fazendo hoje por essa gigante por natureza”, disse a gestora.

Durante a cerimônia, colaboradores, docentes, gestores e administrativos vão ser agraciados com certificados nas categorias funcionário mais antigo e docente mais antigo. A UNAMA também reconhecerá e fará a entrega certificação a um dos primeiros alunos matriculados na instituição, em 1974. Ao longo da celebração, o público também vai acompanhar os shows das cantoras Sandra Dualibe, Gigi Furtado e da Lucinha Bastos.

Sobre o título de Dr. Honoris Causa

O Doutor Honoris Causa é uma homenagem para profissionais e autoridades que ofereceram contribuições significativas para a coletividade. O Conselho Universitário da UNAMA escolheu os nomes a partir de uma análise minuciosa da trajetória profissional dos agraciados e entregará, durante a cerimônia, o diploma e a medalha.

Além do governador Helder Barbalho, outros nomes nacionais já receberam a honraria, como o Exmo. Sr. Dr. ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Moura Ribeiro, o Exmo. Sr. prof. Dr. Arnaldo Niskier, o Exmo. Sr. Dr. Milton Augusto de Brito Nobre, o professor Dr. Octávio Avertano Rocha e os doutores João de Jesus Paes Loureiro e Violeta Refkalefsky Loureiro.

Sobre a UNAMA

A UNAMA – Universidade da Amazônia completa 50 anos no mercado da educação, em 2024. Fundada em 1974, a instituição carrega gerações de formandos, tem uma importância na contribuição social e de pesquisa, além de ajudar com o desenvolvimento na região Norte no país. Desde 2014, a Universidade faz parte das unidades mantidas pelo grupo Ser Educacional, Instituição que tem o compromisso com a realização profissional e pessoal dos alunos.

Líder em educação privada na região Norte, com unidades presenciais e de Ensino à Distância, a universidade é referência em ensino, pesquisa e extensão ao longo de cinco décadas. É primeira universidade privada do estado. Possui conceito cinco no Ministério da Educação (MEC), tendo a última Portaria publicada no Diário Oficial da União em dezembro de 2023. Atualmente, conta com sete campus presenciais no Pará. São eles: (UNAMA Ananindeua; UNAMA Alcindo Cacela; UNAMA parque Shopping; UNAMA Gentil; UNAMA Castanhal; UNAMA Marabá e UNAMA Santarém) e outras unidades no Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Além das mais de 40 graduações, a Instituição de Ensino Superior (IES) oferta cursos de mestrado, doutorado e especialização – ao vivo ou à distância – nas áreas de Comunicação, Contábeis, Direito, Exatas, Tecnologia, Humanas e Saúde. Já os programas de mestrado seguem em cinco áreas: Administração; Comunicação, Linguagens e Cultura; Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano; Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental e Direitos Fundamentais. A universidade oferece, ainda, doutorado no programa de Pós-graduação em Administração, Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Linguagens e Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano.

A Universidade consolida o seu papel educador desenvolvendo projetos de extensão e pesquisa. Ao todo, só na região metropolitana são três clínicas-integradas, com atendimentos nas áreas de Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária, Estética e Cosméticos e Terapia Ocupacional, que funcionam nas unidades de Ananindeua, Alcindo e Gentil. A UNAMA inclui, ainda, a infraestrutura de laboratórios como Moda, Práticas Gastronômicas, Tribunal do Júri (Escritório Técnico de Assistência Jurídica e Judiciário), Núcleo de Práticas Jurídicas e o laboratório de Comunicação (Portal Leia Já, Rádio UNAMA, TV UNAMA, Agecom – Agência de Comunicação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *